Sobre Nós

Com a necessidade do surgimento de uma entidade representativa e de defesa dos profissionais Ópticos e Optometristas brasileiros, bem como agregar a categoria e fomentar a formação e atualização técnico-científica, em 1995, em Brasília-DF, fundou-se a Associação Brasileira de Profissionais de Óptica e Optometria – ABPOO. Sucessor da ABPOO, o Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria – CBOO, fundado em 1997, hoje, Confederação Brasileira de Optometria e de Óptica – CBOO, é sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter associativo, filiado a Asociación Latinoamericana de Optometría y Optica – ALDOO (Associação Latino-Americana de Optometria e Óptica) e ao World Council of Optometry – WCO (Conselho Mundial de Optometria), e representa os estudantes e profissionais Ópticos e Optometristas, filiados. CBOO é a instituição de representatividade nacional dos Ópticos e dos Optometristas associados e é responsável por atuar em prol da Óptica e da Optometria brasileira junto aos órgãos governamentais e não governamentais na defesa de seus direitos profissionais, sociais e econômicos, além de fomentar a formação no país e promover a atualização profissional. Desde sua origem, os objetivos da CBOO estão pautados, principalmente na luta pela regulamentação profissional, defesa, divulgação, pesquisa e promoção da Óptica e da Optometria brasileira.

Diretoria (2023 - 2027)

presidente

Eriolanda Bretas (DF)

Presidente
presidente-de-honra
Ricardo Bretas (DF)Presidente de Honra
vice-presidente

Jasiel Oliveira Filho (BA)

Vice-Presidente
secretario-geral

Irineu Ricardo (PR)

Secretário Geral
diretor-institucional

Márcio Rodrigues (DF)

Diretor Institucional
first-secretary

Augusto Torres (MG)

Primeiro Secretário

Comissão de Finanças

Artigo 36 e ss, Estatuto CBOO

"A Comissão de Finanças, eleita durante os Congressos Internacionais de Estudos Técnicos e Científicos em Optometria, composta de três (3) membros com mandato igual ao da Diretoria, tendo como presidente um de seus membros escolhido no ato da eleição, tem por finalidade examinar e emitir parecer sobre o balancete final da Diretoria e dos Congressos Internacionais de Estudos Técnicos e Científicos em Óptica e Optometria, antes de serem submetidos à Assembleia Geral"(...)
carlos-winniksCarlos Eduardo Winnikes (PR)
ruberio-oliveiraRubério Oliveira (AL)
wilson-saraivaWilson Saraiva (CE)

Comissão de Ética e Defesa Profissional

Artigo 43 e ss, Estatuto CBOO

"A Comissão de Ética e Defesa Profissional será constituída de seis (6) filiados ao CBOO, direta ou indiretamente. Art. 44 A Comissão de Ética e Defesa Profissional deverá pronunciar-se todas as vezes em que haja possível ferimento aos preceitos éticos e estatutários, ou intromissão de outros profissionais ou entidades que prejudiquem o livre exercício da óptica e optometria ou firam a dignidade do profissional, indicando ações a serem tomadas pela diretoria, quando necessário, ad referendum da Assembleia Geral. Parágrafo Único - A Comissão de Ética poderá decidir pela advertência, suspenção ou demissão do filiado, ou atendidos os procedimentos previstos no código de ética do CBOO."(...)
laercio-severi

Laércio Severi (CE)

Presidente
marcia-teles

Márcia Teles (BA)

Membro
olair-fonseca

Olair Fonseca (SP)

Membro
paulo-faváro

Paulo Faváro (SP)

Membro
roberto-marcos

Roberto Marcos (SP)

Membro
wilson-pires

Wilson Pires (GO)

Membro
ivan-sciessere

Ivan Sciessere (RS)

Conselheiro

Equipe CBOO

charley

Charley Tavares

Supervisor Administrativo
engiel

Engiel Rossini

Recepção
fabio

Dr. Fábio Luiz da Cunha

Procurador Jurídico
gabriela

Gabriela Braga

Administrativo CIA CBOO
jonas

Jonas Gonçalves

Analista e Desenvolvedor Web
joshua

Joshua Hawatta

Desenvolvedor Web
marcos

Marcos Vinícius de Moura

Suporte Administrativo
natalie

Natalie Almeida

Secretária Executiva
peter

Peter Pelinski

Designer
taigleisson

Taigleisson de Sá

Suporte de TI

Documentos que Regram a CBOO

Regionais