Campanha de Conscientização em Saúde Visual

06 de Março dia Internacional do OPTOMETRISTA

A Campanha Março Verde

O profissional Optometrista

Optometria em Revista


Março Verde é uma Campanha Nacional de Conscientização em Saúde Visual realizada pelo Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria – CBOO em atenção aos mais de 6 milhões de brasileiros que sofrem com problemas na visão, entre eles, cerca de 100 mil crianças em idade escolar, ainda não corrigidos pela falta de implementação de um programa federal de atenção primária em saúde visual e ocular, adequado, de qualidade e amplo acesso, a exemplo do que é praticado em todo o mundo, através da atuação do Optometrista.

O Optometrista é o profissional da área da saúde, não médica, responsável pela avaliação primária da saúde visual e ocular. Ele é o profissional capacitado para identificar, diagnosticar, corrigir e prescrever óculos, lentes de contato e terapias que irão compensar as alterações visuais (ex. miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia “vista cansada”) e ou reabilitar as condições de todo o sistema visual.

Sabemos que a baixa qualidade visual gera um impacto negativo no desenvolvimento educacional e econômico do indivíduo e da nação, provocando, dentre outros males os problemas de aprendizagem, evasão escolar, marginalização e baixa produtividade, limitando as oportunidades e reduzindo a qualidade de vida.

Para tanto a campanha tem como objetivo principal promover uma mudança de paradigma quanto ao cuidado com a visão, com foco na atuação preventiva, através do Optometrista.

O verde da campanha simboliza a saúde e o mês de março foi escolhido em homenagem ao trabalho do Optometrista, profissional fundamental do cuidado primário da saúde visual e ocular.

Ofício Março Verde
Vídeo - Time da Saúde Visual

Principais Alterações Visuais

Miopia

É o distúrbio visual (ametropia ou defeito refrativo) gerado pela focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados.

Hipermetropia

É o nome dado ao erro de refração (ametropia) caracterizado pela focalização dos raios luminosos após a retina. O hipermétrope tem maior dificuldade em visualizar objetos em distância próxima e costuma apresentar sintomas como a dor de cabeça, olhos vermelhos e cansaço visual.

Astigmatismo

É um erro refrativo (ametropia) causado pelo formato irregular da córnea ou do cristalino, que tem como conseqüência a formação de mais de uma imagem dentro do olho. Para os astigmatas, os objetos próximos ou distantes, ficam distorcidos. As imagens ficam embaralhadas.

Presbiopia

Popularmente conhecida como “vista cansada” que é caracterizada pela dificuldade explicita de enxergar objetos próximos e é gerada pela perca progressiva de tônus da musculatura ciliar e flexibilidade do cristalino. Seu aparecimento acontece geralmente em torno dos 40 anos de idade.

Depoimento de Pacientes

Saiba mais sobre os atendimentos de profissionais Optometristas na voz dos pacientes.

“Conheci a optometria tem pouco tempo.e foi graças á ela que descobri um problema de vista, já que oftalmologista nenhum descobriu. Eu tenho visão dupla, enxergo tudo dobrado. é uma área de trabalho importantíssima que deveria existir em todas as cidades do país.”

Paciente

Ana Célia G. Pedroso Paciente MG

“Meu pai, morador de uma cidadezinha no interior do Ceará, nunca teve a oportunidade de fazer um exame de vista. Foi aos 50 anos, em Brasília, que ele fez um exame de vista pela primeira vez! O levei ao meu Optometrista, e ao avalia-lo, descobriu que ele tinha 4 graus de miopia e estava também com a vista cansada. Quando ele colocou os óculos que o optometrista receitou ele disse que o mundo tinha “alumiado” ... “o mundo alumiou, meu fio”, o sorriso brotou do rosto dele, era a primeira vez que ele tinha a vista “limpa”. Fico triste em saber que só aos 50 anos de idade que meu pai descobriu que o mundo não era embaçado. Meu sonho é que todos tenham acesso a uma consulta com o Optometrista, eles “alumiam” a vista da gente. Obrigado Optometria!”

Taigleisson

Pedro de Souza Alves Paciente DF

“Descobri que meu filho, com 12 anos na época, tinha um problema de "olho preguiçoso". Fui à três oftalmologistas e todos me afirmaram que não tinha mais jeito, que já havia passado da época de se fazer algo pelo meu filho. Foi quando conheci a Optometria, por indicação de uma amiga. Após a avaliação do Optometrista, ele indicou um tratamento que envolvia uma terapia visual, e em 4 meses já começamos a perceber os resultados, a visão do olho esquerdo do meu filho foi voltando gradativamente. Hoje ele melhorou muito na escola e até consegue saltar, antes do tratamento com o Optometrista ele não tinha noção de distâncias das coisas.”

Ivania Gomes

Antonia de Oliveira Serra Paciente GO

Parceiros


CROOPA - CROORO - CROOCE - SBOO - CROOPE - CROOPI - CROOSE - SINDOCOOP-PB - CROOAL - CROOGO - CROOMG - CROOSP - COOERJ - CROOSC - CROOPR

Postagens CBOO

O CBOO alimenta com frequência suas mídias sociais com postagens referentes a saúde visual, veja algumas em destaque.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Downloads

Faça parte dessa campanha e baixe os arquivos de divulgação. A Optometria conta com você!

Vídeos Optometria

Veja alguns vídeos destacando a Optometria no Brasil e no Mundo.

Os Simpsons - Bart vai ao Optometrista

Pequena Pipe depois de ir ao Optometrista enxerga os pais pela primeira vez

Seja também um Optometrista

* Demo images from plmd.me

Contador Campanha

482 Downloads
1461 Acessos
788 Compartilhamentos
180 Optometristas com Avatar

Contato

Contato

  • (61) 3321-4689
  • cboo@cboo.org.br

Formulário