PL 3703/2021 O NOVO ATAQUE CORPORATIVO DA OFTALMOLOGIA
Este post feito por CBOO teve visualizações
12 de novembro de 2024
Informativo Parlamentar CBOO
Prezados filiados,
Temos recebido diversos pedidos de informação sobre as consequências do Parecer apresentado junto ao Projeto de Lei nº 3703/2021, de autoria do então Dep. Federal Hiran Gonçalves (PP/RR), em trâmite na Câmara dos Deputados, junto à Comissão de Saúde.
Referido Projeto tem por objetivo alterar a “Lei do Ato Médico” (Lei nº 12.842/13), tentando aprovar como sendo privativo de médico a:
“- realização de exame oftalmológico integral, incluindo testes de acuidade visual e grau de aptidão do olho;
- formulação do diagnóstico oftalmológico, inclusive em relação aos transtornos da refração e da acomodação, bem como da respectiva indicação terapêutica;
- prescrição de órteses e próteses oftalmológicas, incluindo lentes de grau corretivas.”
O Parecer pela aprovação do Projeto e rejeição das emendas apresentadas pelos parlamentares da Frente Parlamentar da Optometria (FPO), foi agora apresentado pelo Relator, Dep. Fed. Eduardo Velloso (UNIÃO-AC).
Diante deste quadro é importante informar que:
1. Trata-se de um Parecer em uma das fases do processo legislativo, portanto, NÃO TEM NENHUM EFEITO LEGAL, mantendo-se inalterada a segurança jurídica instalada pela decisão advinda da ADPF 131.
2. A Frente Parlamentar da Optometria (FPO), nosso Departamento Jurídico e nossa Assessoria Parlamentar já estão trabalhando fortemente com o objetivo de alcançarmos a rejeição do mencionado Parecer.
3. Após a votação na Comissão de Saúde, ainda haverá longo trâmite deste Projeto, inclusive com a necessidade de passagem pelo Senado Federal.
Embora tenhamos plena confiança no comprometimento dos parlamentares da FPO e na manutenção da Justiça, este episódio é uma clara demonstração da importância de mantermos a união institucional e o compromisso com o Sistema CBOO, pois apenas com entidades fortes teremos condições de enfrentar os constantes ataques do corporativismo oftalmológico, que se mantem negacionista quanto a ciência da saúde e a jurídica, exclusivamente visando reserva de mercado e vantagens financeiras.
Para se manter informado siga nossas redes sociais e mantenha-se regular com seu regional e todo o Sistema CBOO.
Juntos somos mais fortes!